quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Hug me.

Se possível, ler o post ouvindo:


Você sabia que assim como alimentação e escovação para nossa saúde física, necessitamos de três abraços ao dia para uma saúde psicológica? Sim, provado cientificamente, três abraços ao dia é fundamental para nossa saúde mental, e quanto mais melhor! Seis abraços ao dia lhe garantem bom humor por um dia inteiro, e um abraço noturno garante uma descarga de pesos adquiridos naquele dia e garante uma agradável noite de sono. Se possível, durma abraçado!



Os orientais afirmam que quando abraçamos uma pessoa que amamos devemos inspirar e expirar três vezes, assim a felicidade se multiplicará em pelo menos 10 vezes! Não só quando o abraço vem carregado de felicidade pois ele também pode ser usado como cura. Quando se está machucado psicológicamente não importando o motivo, as vezes você se esforça para "vomitar" a dor na forma de lágrimas e N-A-D-A sai. Aí é que está o segredo: aceite um abraço de alguém amado e siga os passos acima. Tudo é expulso e conforme a dor é exorcisada, apertar mais o abraço proporciona força e resistencia ao processo de expulsão da dor.

O abraço hoje em dia é um processo terapeutico.
"Se considerarmos o abraço como uma forma universal de obtenção de contato profundo, físico e afetivo, poderemos usá-lo como um dos possíveis instrumentos de terapia. O gesto de alargar os braços é sinal universal de paz e fraternidade; é um gesto ligado à idéia do abrir-se, à sensação de ficar em contato mais íntimo com o próximo e de estar em disponibilidade para acolhê-lo.
Podemos pensar que tinha esse valor porque o primeiro movimento da criança que chora e se dirige à mãe é o de levantar os braços para ser tomado ao colo e, no abraço, têm fim tanto seu protesto quanto seu desespero pela ausência ou afastamento dela. Podemos nos lembrar também de que, abrindo os braços, sentimos uma sensação de liberação, um endireitamento da espinha dorsal, a possibilidade de que a cabeça e olhos se mantenham sustentados e sem tensões, certa expansão da respiração no ventre e no tórax. Se tudo isso ainda vem acompanhado de um contato caloroso, muscular e epidermicamente gratificante, podemos entender como esse gesto é fonte de felicidade e consegue fazer brilhar os olhos. "
afirmam os professores Jerome Liss e Meurizio Stupiggia, em seu livro "A Terapia Biossistêmica"



Diferente de décadas atráz, hoje em dia danças não são performadas abraçadas normalmente (com exeção de alguns estilos que tornam o ato de abraçar sensual ou até mesmo sexual). A intimidade gerada por um abraço, mais do que ser sensual ou sexual, transmite conforto, segurança, afeto, carinho, respeito. Preenche as necessidades de quem é abraçado e permite, a quem teve a iniciativa do gesto, demonstrar ser capaz de transmitir sua generosidade.
Desde que descarregado de outras intenções, o simples enlaçar com os braços é uma atitude poderosa. Transmite-se, através dele, inclusive o respeito para com a outra pessoa. Tomemos, como exemplo, a forma de apresentar sentimentos a quem passa pelo difícil momento da perda de um ser querido.
Quaisquer que sejam as palavras escolhidas para confortar essa pessoa poderão ser, no mínimo, inócuas, sem o verdadeiro sentido do que deveriam exprimir. Já o abraço forte demonstra o apoio, o conforto e a segurança oferecidos. Aquele que é abraçado pode confiar na força que lhe é transmitida, a confiança que lhe está sendo destinada.



Acontece uma verdadeira fusão de corpos e almas. É uma das mais expressivas formas de demonstração de amor.

Dois seres que se amam se completam nesses momentos. É o céu e a terra juntos. Existe, ali, a prova da divindade nos seres humanos, a sublime parte de ambos. Assim é que, diante do que consegui dizer, gosto de continuar com os meus princípios de integração/interação. Preciso de outro(s) ser(es) humano(s) ao meu lado. Para abraçar e/ou ser abraçado...



Absolutamente sempre, SEMPRE, que encontrar alguém que você ama, ou ao menos possui carinho adentro, isso lhe dará força, e ao outro, nem se fala!

ABRACE!

(trechos de Alberto Petrocchi)

2 comentários:

  1. Nossa Jáder, não sabia o quanto um abraço poderia ser benéfico.......vou passar a abraçar mais e melhor......Viva ao abraço.

    Um forte abraaaaaço amigo.

    ResponderExcluir
  2. Abraços são melhores que beijos muitas vezes...
    Uma amiga me falou que é bom sempre deixar quem a gente ama com um abraço. Além de mudar o humor, nunca se sabe se você vai se encontrar com aquela pessoa de novo né? :)
    Kisses and hugs

    ResponderExcluir