domingo, 14 de agosto de 2011

Sobre pais e filhos

"É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar
Na verdade não há."
- Renato Russo

Hoje é dia dos pais, data festiva que de uns anos pra cá não tenho comemorado, mas me permiti fazer uma alto análise mediante meu estado de espírito atual.

Sempre fui o queridinho do papai e abusei bastante disso (risos). Com 11 anos e já plena consciência das atitudes que tomava, fazia mil traquinagens com meus irmãos e no primeiro cucuruto que ameaçassem bastava chamar meu pai pra dizer que não me batessem porque eu era só uma criança, hehe. Trolagens a parte sempre pendi muito pro lado do meu pai na infância. se eu tinha um pesadelo, era pro lado dele da cama de casal que eu deitava. Era a mim que ele levava ao trabalho e tudo mais. Um homem no qual eu podia descansar.




Aí chegou, a adolescência, e assim a sexualidade. E eu virei a maior decepção da vida dele. Um gay perdido do sertão do Pageú, onde o cangaço fez história e a terra cheira testosterona, foi lá que meu pai foi criado e não é de se surpreender que a reação dele fosse das piores. Passei por momentos tenebrosos nos meus 17 anos quando decidi finalmente contar aos meus pais a verdade. Experimentei do abandono e da humilhação, da fome. Mas pouco a pouco o amor de minha mãe foi limpando toda essa sujeira. Porém meu pai estava maculado quando voltei pra casa, e ele fez coisas terríveis. Coisas estas que desgastou todo meu amor por ele, fazendo com que eu julgasse que o termo "pai" não lhe fosse digno.

Então fui embora dali, e começar do zero, sabia que seria difícil mas eu sabia que podia contar com meus irmãos e minha mãe. E meus amigos inesquecíveis jamais me ajudaram a cicatrizar a saudade de casa, e a todos prometi trazer orgulho, exceto a ele, que tomado pelo remorso implorou meu perdão inúmeras vezes, mas eu estava irredutível, a conduta dele me enojara, e eu buscava não mencioná-lo.

E assim foi até poucos dias atrás. Todo meu amor foi concentrado em minha mãe, meus irmãos e meus amigos, especialmente aqueles que chamo de irmãos postiços, amigos pelos quais eu morreria! Amigos pelos quais eu abro mão de tudo! Amigos que eu amo, meus irmãos. Mas aí aconteceu, um desses meus irmãos postiços rejeitara-me, meus defeito são muitos e exagerei da boa vontade deste sem perceber, e fui ingrato, e como um estopim de um mal entendido no dia de nosso aniversário tudo desmoronou com uma pitada de veneno alheio este amigo me disse adeus.

Fiquei com a dor e o remorso que provoquei ao meu pai, e como ele fiquei a implorar o perdão e uma segunda chance de provar a este amigo que amo, que posso concertar meus erros, que quero pedir perdão e provar minha amizade pura, verdadeira e eterna. Mas como eu, ele estava irredutível.

Recorri então ao Senhor de todo o poder, para que com um milagre pudesse me dar uma chance de dizer ao meu amigo o quanto o amo. Em resposta, vi uma imagem de meu pai, e como um relâmpago o que deve ser feito me surgiu frente aos olhos e é por isso que escrevo isto hoje.

Pai, embora nosso passado tenha sido banhado a sangue tu me deste moradia e cuidados, alimentação e com minha mãe educação. Crias-te apenas com o intuito do amor e para que eu lhe trouxesse orgulho. Mas o envergonhei por não ser o que esperavas, por uma conduta inceitável mediante a sociedade que vives. Eu quero pedir perdão, pai, pelo ódio que derramei em ti e pela decepção que lhe trouxe, em troca destas, prometo que através do meu sucesso profissional lhe trarei orgulho, e todas as vezes que eu voltar a minha casa descaregarei toda minha saudade na forma de amor sobre ti e sobre minha mãe.

Me perdoe pelo meu asgo, pelo meu ódio e por minha repulsa. Tudo isso, agora, eu quero destruir, e te dar somente felicidade. És um grande homem. E por fim, quero lhe dizer que, finalmente, te perdôo, por tudo! E acima de tudo, que te amo incondicionalmente.

Feliz dia dos pais.



Por fim eu queria postar aqui e desejar um feliz dia dos pais a todos os pais e filhos que visitam este blog e dividir um pedaçinho do seriado musical Glee, onde o personagem Kurt Hummel (Chris Colfer) homesexual, interpreta a canção I wanna hold your hand dos The Beatles relembrando os momentos de sua infancia junto ao pai que decepcionou. A escolha da música é auto-explicativa.



Feliz dia dos Pais!

4 comentários:

  1. Só uma coisa meu querido amigo, como diz na oração de São Francisco de Assis: "é perdoando que se é perdoado".
    Perdoar nunca é demais, fico feliz por você perdoar seu pai. :)
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa amigo, muito comovente essa sua história com o seu pai, e muito mais comovente foi esse desfecho envolvendo uma legião sentimentos, fico até sem palavras pra descrever tudo isso, no que mais só tenho a dizer-te que Deus agiu entre você e esse seu amigo pra que culminasse nesse reconhecimento de perdão.

    Fico muito feliz por você e seja bem vindo a blogosfera, é muito bom ter mais um amigo blogueiro.

    só não encontrei n blog o ling pra participar deste site mas assim que vccolocar começo a te seguir.......um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Jader por mais essa vitória.
    O maior conflito que vencemos é contra nós mesmo, fico feliz em saber que tudo aquilo já passou.
    Grande beijo meu amigo, te amo viu.
    Negona

    ResponderExcluir